Quem nunca se questionou com assuntos básicos ou mesmo mais complexos sobre nosso cérebro ou mesmo o universo, hoje tiraremos algumas dúvidas e mostraremos curiosidades a respeito desse fabuloso órgão.
CURIOSIDADES:
Sabemos que o cérebro humano é cheio de mistérios ainda, é como vasculhar o universo em busca de respostas, porém, com o passar dos anos e com o avanço de nossa tecnologia, tornou-se possível tirar algumas dessas dúvidas e descobrir peculiaridades a respeito dele, o site Old Stuff Magazine publicou 15 curiosidades a respeito do nosso cérebro, os quais veremos a seguir:
1 – O cérebro é dividido em três partes. A parte superior controla os pensamentos, a coordenação motora, as emoções e a fome. Já a parte mediana controla a audição, reflexos de visão e a consciência. Por sua vez, a parte inferior coordena a análise dos sentidos
2 – O cérebro é dividido em dois hemisférios. Enquanto o esquerdo controla os pensamentos analíticos, o direito coordena os pensamentos criativos.
3 – A ideia de que humanos usam apenas 10% do cérebro é mito. Toda parte do cérebro tem uma função e trabalha o tempo todo.
4 – O cérebro possui 160.000 quilômetros de veias sanguíneas. Isso é o suficiente para dar a volta na Terra quatro vezes.
5 – Além disso, ele tem 100 bilhões de neurônios, as células conhecidas como a massa cinzenta que processa a informação.
6 – Aprender uma segunda língua antes dos 5 anos pode mudar o desenvolvimento do cérebro para o resto da vida. As crianças adquirem a capacidade de desenvolver mais massa cinzenta quando alcançam a idade adulta.
7 – Se o cérebro fosse um HD de computador, ele teria 4 TB de informação.
8 – O recorde de memorização é de Bren Pridmore. Ele gravou a sequência de um baralho inteiro em 26 segundos.
9 – Os alimentos interferem no funcionamento do cérebro. Pessoas que ingerem comidas sem conservantes ou artificias tem um QI 14% maior.
10 – 20% do oxigênio inalado pelos humanos é usado pelo cérebro.
11 – O cérebro de Albert Einstein pesava 1,230 gramas. Um cérebro médio de um homem pesa 1.360 gramas. Isso significa que tamanho e peso não dizem nada sobre a inteligência do indivíduo.
12 – O cérebro de Einstein foi preservado para estudos científicos. Ele foi dividido em 240 pedaços com o objetivo de melhorar a visualização.
13 – Os homens conseguem processar primeiro a informação do lado esquerdo. Por sua vez, as mulheres fazem essa tarefa com os dois lados do cérebro simultaneamente.
14 – A afirmação de que homens são racionais e mulheres são emocionais é verdadeira. Isso acontece porque as mulheres tem uma maior parte do sistema límbico, que controla as emoções. Porém, os homens tem uma porção maior da parte inferior, responsável por controlar as habilidades de cálculos.
15 – Quando o cérebro sofre algum dano acidental, podem acontecer síndromes que levam o ser humano a ouvir grandes explosões, pensar que tem mais membros do que realmente tem e ficar incapaz de mover os membros quando acorda. Isso acontece porque o cérebro ainda está em repouso.
É POSSÍVEL FICAR MAIS INTELIGENTE?
Sabemos que assim como nossos músculos, nosso cérebro também se fortifica com repetições de esforço, porém, um esforço mental é um pouco mais complicado que um esforço físico.
Nosso cérebro se fortalece através repetições de esforço mental, toda vez que forçamos nosso cérebro a raciocinar, forçamos nosso cérebro à se acostumar com aquela situação. Por exemplo, uma mulher se torna boa em matemática depois de fazer muitas contas, seu cérebro se acostuma a fazer contas. Um homem que gosta de ler, educa seu cérebro à ler, contudo sua leitura se torna mais dinâmica e veloz. Percebeu que esse tipo de situação se aplica tanto à exatas (raciocínio matemático), quanto à humanas (leitura e escrita)? Porém, uma ramificação um pouco mais complexa é a “memorização”.
O QUE É A MEMORIZAÇÃO?
A memorização é o sonho de consumo de muitas pessoas, geralmente as mais intelectuais. Quem não gostaria de ter memória fotográfica? Gravar cada rosto, cada nome, cada detalhe na memória e poder resgatar no momento que quiser, como citei anteriormente, nosso cérebro é treinável. Mas como treinar a memorização? Bom essa pergunta é fácil de responder, através da repetição.
Porém, aprender é realmente saber o que se faz e fazer habitualmente como algo normal, apesar de passar anos sem usar o que aprendeu, você ainda saberá caso necessite.
O que achou desses métodos? Conhece outros? Conte-nos e compartilhe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário